Segundo dados fornecidos pelo próprio aplicativo, mais de dois bilhões de pessoas, em mais de 180 países, usam o WhatsApp. O uso desse tipo de serviço já ultrapassou inclusive as barreiras da comunicação pessoal e agora se faz presente também no dia a dia das empresas, tornando-se uma plataforma de negócios.

Com tamanha adesão da população mundial, não é de se estranhar que o aplicativo de mensagens que foi criado a princípio para facilitar a comunicação pessoal também ganhasse utilidade comercial. Você sabia que o aplicativo também vem sendo utilizado como ferramenta para os negócios? Cobranças? Agenda de marcação de compromissos e consultas?

Devido a sua instantaneidade e conveniência, negociações por WhatsApp estão se tornando uma prática bem comum, porque facilitam a comunicação entre empresas e seus clientes, parceiros comerciais, assim por diante. Então, quais são as vantagens da negociação de cobrança por WhatsApp? Considerando o cenário de rápido desenvolvimento tecnológico, entenda quais são as vantagens de aderir à negociação por WhatsApp.

  1. Velocidade e escala: Toda a troca de mensagens tem eficiência e velocidade instantânea, até poucos anos, o único canal para interação a distância com empresas era o telefone. Depois, surgiu o e-mail — que, em alguns casos, ainda deixa a desejar para alguns clientes, por conta da eventual demora para receber um retorno adequado da empresa contatada. Inclusive, a velocidade da resposta funciona como termômetro para os clientes avaliarem o atendimento no canal.
  2. Custo acessível: Tem baixo custo financeiro para as empresas e para os usuários, o WhatsApp cobra apenas um dólar ao ano por usuários. Dizemos em tese porque muitos usuários nunca pagaram nenhuma quantia para usar o aplicativo e seus recursos.
  3. Profissionalização: As empresas de recuperação de crédito podem contratar uma plataforma de gerenciamento de envio de mensagens, que tem um custo barato e assim não terão restrições ao número de mensagens enviadas ao dia, nem ao número de contatos que podem recebê-las, todas as negociações ficaram gravadas no CRM da empresa cobradora.
  4. Diferentes formatos: Considerando que é possível enviar mensagens de texto, de voz, imagens, vídeos e fazer chamadas (interurbanas e internacionais), tudo isso gratuitamente, usando apenas uma conexão à Internet, a empresa não gastará nenhum valor a mais pelo uso do aplicativo, somente o custo de ter uma plataforma de comunicação entre o número do WhatsApp e o CRM da empresa de cobranças, que proporciona envio de mensagens em massa e arquiva os dados da negociação.
  5. Segurança: Todas as mensagens são criptografadas, isso se significa que apenas o emissor e o receptor têm acesso às mensagens que são enviadas. Todo conteúdo estará seguro. Apenas utilizadores autorizados serão capazes de decifrar as mensagens. Isso facilita a proteção às negociações de cobrança mais complexas e sigilosas, também garantindo a segurança de envio de documentos, como boletos, linha debitável, etc.,
  6. Atendimento humanizado: O uso da ferramenta do WhatsApp na negociação de um débito, permite oferecer mais educação na negociação, sigilo auditivo, respeito entre as partes envolvidas, evita litígios de falta de comunicação e informações verbais erradas.
  7. Valorização da privacidade: A negociação por WhatsApp pode ser altamente benéfica, mas nem sempre será aplicável para todos os perfis de profissionais e empresas. Com prudência e bom senso, é possível usufruir dos benefícios dessa tecnologia e fechar bons negócios, deixando clientes e parceiros de mercado satisfeitos.
  8. Conveniência: O credor precisa ir onde o devedor está. Se o devedor está no WhatsApp, o credor precisa estar lá também.
  9. Bom senso: O que não pode acontecer é a cobrança abusiva, seja pelo WhatsApp ou por qualquer outro meio de comunicação. Então, o que você não pode fazer é ficar enviando várias mensagens repetidas no mesmo dia, usar textos que podem ser interpretados de forma ofensiva ou mesmo enviar mensagens sem saber se aquele número de contato ainda continua pertencendo ao devedor.
  10. Adaptação ao meio: A cobrança via WhatsApp entra na mesma categoria de uma cobrança por escrito, como a tradicional carta de cobrança, o e-mail de cobrança e a cobrança por SMS. Mas, a cobrança de dívidas pelo WhatsApp é muito mais parecida com uma conversa por chat. Por isso, na estratégia de cobrança via WhatsApp você vai precisar adaptar a comunicação escrita que você já usa na cobrança por e-mail e na cobrança por SMS para essa nova forma de comunicação. Por ser uma comunicação instantânea, no WhatsApp você não precisa dizer tudo já na primeira mensagem, porque pelo WhatsApp você pode estabelecer uma sequência de diálogo com o devedor.

Afonso Morais – Sócio Fundador da Morais Advogados Associados.