Trabalhador precisa ser MEI ou contribuir mensalmente como autônomo para garantir benefícios

Quem é entregador ou motorista de aplicativo pode ter direito a benefícios previdenciários, tais como auxílio-doença, pensão e auxílio-acidente. Para isso, é necessário que o trabalhador contribua com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) como MEI (Microempreendedor Individual) ou autônomo, já que não possui vínculo empregatício formal com a empresa.

A importância do pagamento se dá, principalmente, quando o profissional fica incapacitado para o trabalho de forma temporária, diz Cíntia Fernandes, advogada do escritório Mauro Menezes & Advogados.

“Nesse período, esse profissional fica sem recebimentos, uma vez que estes estão vinculados à prestação de serviços”, afirma ela.

No caso do MEI, o trabalhador deve se formalizar como “motorista de aplicativo independente”, categoria criada em 2019. Ao pagar os valores mensais da formalização, a contribuição previdenciária, cuja alíquota é de 5% do salário mínimo, é feita automaticamente.

Motorista de aplicativo reclama da atual realidade que enfrenta

Já para o motorista ou entregador que opte pela contribuição como autônomo, há duas possibilidades. A primeira é com a alíquota de 11% do salário mínimo, no Plano Simplificado.

Outra opção é pagar 20% como contribuinte individual sobre valores acima do mínimo até o teto do INSS, de R$ 6.433,57 neste ano, sendo essa única modalidade dá direito à aposentadoria por tempo de contribuição ou permite um benefício maior. O requisito é que renda não seja inferior a 20% do mínimo ou maior do que 20% do teto do INSS.

“Contribuindo, o segurado vai estar seguro para qualquer evento futuro, como um acidente ou uma doença que o impossibilite de trabalhar”, assinala o advogado Afonso Morais, sócio do Morais Advogados Associados.

Cíntia afirma que o modelo de contribuição mais vantajoso depende da situação de cada trabalhador. A contribuição como MEI garante todos os direitos e tem o menor valor, mas dá só aposentadoria por idade.

 

Links da matéria:
https://agora.folha.uol.com.br/grana/2021/09/veja-quais-sao-os-direitos-do-inss-para-o-motorista-de-aplicativo.shtml 
https://mundouber.com/veja-quais-sao-os-direitos-do-inss-para-o-motorista-de-aplicativo/ 
https://www.mixvale.com.br/2021/09/29/motoristas-de-aplicativo-e-os-direitos-garantidos-no-inss/
https://mundouber.com/motorista-de-aplicativo-pode-ter-acesso-a-direitos-no-inss/
https://www.trccontabilidade.com.br/noticias/tecnicas/2021/10/07/motorista-de-aplicativo-pode-ter-no-inss-direitos-trabalhistas.html
https://www.insightsolucoes.cnt.br/noticias/tecnicas/2021/10/07/motorista-de-aplicativo-pode-ter-no-inss-direitos-trabalhistas.html
https://www.creditarecontabilidade.cnt.br/noticias/tecnicas/2021/10/07/motorista-de-aplicativo-pode-ter-no-inss-direitos-trabalhistas.html
https://www.mixvale.com.br/2021/10/07/motorista-de-aplicativo-pode-ter-no-inss-direitos-trabalhistas/
https://cntdrs.com.br/menu/boletim/noticias_nova/not.php?id=45554&id_cliente=1792