Reduzir a probabilidade de uma empresa faltar com a quitação de qualquer tipo de dívida tornou-se um grande desafio para a maioria dos empreendedores, principalmente durante a pandemia do Coronavírus

É difícil encontrar uma empresa que ainda não passou por esse problema. Mas existe uma grande possibilidade de que, se ainda não passou, um dia vai passar, pois fatores como a crise, sazonalidades ou erros de gestão levam a consequente falta de pagamentos. Mas calma, a boa notícia é que apesar desta constatação, a sua empresa precisa então colocar em prática uma estratégia de cobrança empresarial inteligente. Na prática, isso significa dizer que do contrário, corre o risco de não recuperar mais o dinheiro, perder clientes e acabar ficando mesmo no prejuízo, que pode vir a resultar em falência.

Apresentam-se aqui, duas possibilidades:

  • Muitas empresas, nesse momento, decidem fazer a cobrança internamente, cortando o seu time. Para alguns casos, pode ser que o resultado seja positivo, mas trata-se de uma situação bem complicada, pois quem não tem preparo para passar por essas situações, pode ter resultados extremamente negativos.
  • Sendo assim, alguns empresários optam por terceirizar a cobrança empresarial. Mas não é tão simples assim, já que existe uma preocupação de que a empresa contratada acabe cobrando de maneira mais ríspida, o que pode acabar com a boa relação entre os clientes e ainda sujar a imagem da empresa.

Cá entre nós, realmente ter que lidar com cobrança não é fácil e é mais difícil ainda confiar que outra empresa possa fazer esse processo bem. Porém, para que alguma ação traga resultados para a sua empresa, é preciso que você conheça as estratégias que serão utilizadas e que você garanta que elas vão apresentar resultados positivos para o seu negócio.

Você conhece a negociação ganha-ganha? Esta é a forma de negociação ideal para a cobrança empresarial, afinal, como o próprio nome já explica, essa negociação permite que a sua empresa e os seus clientes saiam satisfeitos, mostrando que há um esforço de ambas as partes na solução dos problemas. Dessa maneira, a estratégia que sobressai é a de negociar sempre e não apenas fazer a cobrança dos valores a serem quitados.

Neste processo, de relacionamento contínuo e parceria, é muito importante compreender a situação de quem está devendo, as possibilidades de quitação e trabalhar o melhor cenário possível em cima disso. Se a sua empresa optar por um discurso de “realize o pagamento agora”, as chances de recuperar o dinheiro diminuem. E, se conseguir recuperar, será através de muito desgaste e de tempo.

Ao considerar ainda o atual momento de crise econômica e endividamento de boa parte das empresas brasileiras em função dos desdobramentos da pandemia do Coronavírus, é preciso – mais do que nunca, que você tenha uma boa equipe de cobrança preparada para ouvir, pois somente nessas conversas, sejam elas por ligação ou por meio digital, será possível entender o que aconteceu, o motivo desse cliente ficar inadimplente.

Para casos mais complexos, a sua empresa vai precisar contar com a experiência e o profissionalismo de quem realizará a cobrança. E acredite, investir no seu setor de cobrança só vai trazer benefícios para o seu negócio, contribuir com a redução dos inadimplentes e com o aumento dos recebíveis.

É importante saber ainda o que NÃO fazer em relação a cobranças no ambiente de trabalho:

  • Vencer pelo cansaço. Várias ligações ao dia, em todos os horários possíveis e imagináveis, aos finais de semana, à noite. Até que chega o dia em que o devedor resolve deixar de atender essas ligações.
  • Os serviços de cobranças são permitidos, mas nunca poderão expor o consumidor ao ridículo e nem mesmo conter ameaças ou ofensas. Fica permitido, portanto, ligar para o trabalho, mas fica proibido falar para os colegas de trabalho que o motivo da ligação é a existência de uma dívida.
  • São interpretadas como ameaçadoras as cobranças realizadas de forma repetida, várias vezes ao dia, chegando a atrapalhar o trabalho da pessoa cobrada e vexatórias as que expõe a pessoa cobrada a estranhos, em seu local de trabalho e em sua vizinhança.
  • Desse modo, essas situações são sim passíveis de reparação por danos morais, mas não somente. É o que devemos combater. Sabemos que é pleno direito de o credor reaver seus créditos e não ficar no prejuízo, mas a ele se aplica a lei do Consumidor, assim como se aplica ao devedor.

O Grupo Morais Advogados Associados, pode te ajudar com isso e muito mais, já que conta com diversas soluções que podem auxiliar a sua empresa a ter mais assertividade em suas ações de cobrança. Ficou interessado? Para saber mais sobre essas e outras soluções, entre em contato conosco, estamos prontos para atender a sua empresa e demanda.

Afonso Morais – Sócio Fundador da Morais Advogados Associados.